Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Fuja da caspa



Texto • Sofia Mikrute


As caspas surgem normalmente durante o inverno. É quando a raiz do cabelo fica oleosa e começa a descamação do couro cabeludo. Mas veja que para este problema, existe solução. Além dos produtos dispostos nos supermercados e nas farmácias resolverem parcialmente, alguns hábitos saudáveis colaboram para a prevenção.
Esta dermatite seborreica é consequente da excessiva produção de óleo pela glândula sebácea do couro cabeludo. Além dos floquinhos brancos produzidos e da grande coceira na cabeça, existe o risco de proliferação dos fungos, que agravam a situação.
Vários motivos podem ser a causa deste problema, tanto o estresse, problemas hormonais e alergias, quanto a hereditariedade. Consulte sempre um dermatologista caso a caspa atinja um nível crônico. Se preferir os cuidados caseiros, veja as dicas a seguir.

Alimentação

Comidas muito gordurosas, como as frituras e os doces, em excesso, podem causar, ou agravar a situação. O ideal mesmo é manter uma alimentação saudável, com frutas e verduras para ter o seu organismo equilibrado. As glândulas têm grandes relações com a desnutrição e distúrbios digestivos. Não se esqueça de beber muita água e evitar as bebidas alcoólicas. O álcool inibe a produção de algumas vitaminas do complexo B causando o desequilíbrio das glândulas sebáceas.





Estresse
O nervosismo age de forma negativa no corpo causando a caspa, entre vários outros desequilíbrios. A baixa da imunidade corporal é o que diretamente contribui para o aparecimento dos “floquinhos brancos” na roupa.


Durante o banho
Na hora de lavar os cabelos, cuide para a água não ser tão quente porque acelera a produção de óleo das glândulas sebáceas. A temperatura ideal é aquela que você sinta um friozinho no couro cabeludo.
Lavar o cabelo todos os dias faz bem! A limpeza diária ajuda a remover os resíduos, acabando com o excesso de oleosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário